sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Fui estudar para fora. E agora?

Queridos seguidores, neste post de hoje vou falar sobre a minha experiência na faculdade. Já se passou um mês e meio e posso dizer que pareceu muito mais! As experiências, os momentos, as situações e as emoções pelas quais passei fizeram deste mês e meio, um mês super atribulado!




Antes de tudo devemos dizer que decidi vir estudar para Amesterdão. Não era a primeira escolha mas visto que Inglaterra saiu da UE e as coisas ainda não estão totalmente decididas e eu não fui a tempo das primeiras candidaturas o melhor caminho era escolher outra pessoa, daí Amesterdão.

Agora que estabelecemos isso vamos às novidades! Primeiro, a novidade de aulas com mais de 500 alunos e em auditórios lindos ❤️ durante este mês andamos a ter aulas em teatros e salas de concertos por toda a cidade, desde o Teatro Delamar até ao Concertbrouw, uma das salas mais prestigiadas do país. Depois temos a parte social, alguma dificuldade em fazer amigos e os momentos mais tristes e dificies.

Não é fácil passar de um momento para o outro a viver sozinha, a ter de tratar de todos os assuntos sozinha, desde cozinhar a ir à Câmara fazer o registo para poder viver na cidade. A acrescentar a isso, o facto de a maioria das pessoas já ter alguém conhecido com quem falar e com quem estudar, passar tempo e sair à noite. Mas finalmente está tudo a ganhar cor e as amizades a surgir! Tenho tido companhia para estudar e pessoas com quem sair, são todos super simpáticos e bons amigos.

Quanto à matéria e à carga de trabalho, é muita coisa para estudar e muitos trabalhos para entregar para como são poucas as aulas, temos muito tempo livre para estudar e entregar as coisas nos prazos devidos.

Chegamos agora aos tempos livres, o que é que eu faço no tempo em que não estou no ginásio ou a estudar? Primeira coisa: passear, explorar a cidade e conhecer todos os cantos e recantos e tem sido lindo e maravilhoso! A cidade é linda! Os canais, a natureza e a arquitetura é fantástica! É tudo tão lindo e inspirador que só dá vontade de ficar a olhar e admirar a beleza. Para além disso vejo series e leio e é isso, é assim que passo o restante tempo.


 Por último, as coisinhas da casinha! Como é que me tenho safado com tudo o que há para fazer?! Well, deixem me dizer vos que nem sempre é fácil. Tenho de cozinhar e limpar a cozinha a seguir, arrumar a casa assim como a limpar e ainda ir às compras! Tudo isto a juntar às restantes mil coisas que tenho para fazer torna se cansativo mas ja estabeleci uma rotina e as coisas tem se tornado mais fáceis.

A última coisa que tenho a dizer é fazer uma ou outra reclamação! O sistema holandês! Que dor de cabeça! Primeiro que se consiga tratar de alguma coisa demora anos! Só agora ao fim de quase 2 meses é que consegui ter as coisas encaminhadas!

A outra coisa a reclamar é o facto de sempre que estão juntos, os holandeses começam a falar holandês apesar de estarem com amigos internacionais que não falam a língua. É normal e eu compreendo mas é um pouco chato para nós.

Mas pronto, há sempre uns prós e uns contras mas em geral a experiência tem sido maravilhosa e life changing! Sinto que cresci e que me tornei mais responsável e down to earth, que me tornei mais independente e que realmente consigo sobreviver enquanto adulta.

E é assim meus amigos, é assim que tem sido a minha vida num país totalmente diferente, com uma cultura nova e uma vida nova e tem sido fantástico!

Cata

1 comentário:

  1. Percebo-te lindamente pois estou também a passar por um processo parecido ao teu mas tenho a certeza que no final todas estas mudanças vão valer a pena!
    Boa sorte, linda.

    Com amor,
    ❤️ Hellen Henriques.
    https://hellenhenriques.blogspot.com

    ResponderEliminar