sábado, 10 de junho de 2017

Como Estudar para os Exames

Como já devem ter notado, temos andado bastante ausentes. A principal razão desta ausência são precisamente os exames nacionais.

Com este post conseguimos quebrar um pouco este tempo de "pausa" e ao mesmo tempo ajudar aqueles que estão na mesma situação que nós.

É bastante difícil recuperar matéria de dois anos em duas semanas, mas se já tiverem alguns apontamentos feitos poupam algum trabalho, apenas têm que os reler (várias vezes).

Vou fazer uma lista de alguns conselhos que eu própria estou a usar e que já me ajudaram antes.




1. Eliminar distrações

Para se estar totalmente concentrado a estudar é preciso saber identificar possíveis distrações e eliminá-las. Na era da tecnologia, é provável que uma das maiores seja o telemóvel. Eu descobri uma aplicação que bloqueia o acesso ás aplicações do telemóvel pelo tempo que definirmos, mas podemos deixar algumas aplicações disponíveis, por exemplo as chamadas, para o caso de ser realmente necessário. Chama-se Self Control e não se preocupem, porque não ocupa muito espaço.

2. Não começar pela matéria de que mais se gosta

Se começarmos logo por estudar a matéria de que mais gostamos, corremos o risco de desmotivar rapidamente assim que essa parte da matéria acabar.

3. Resolver exames de anos anteriores

Isto pode parecer algo muito básico e super lógico, mas ajuda muito porque ficamos a conhecer a estrutura do exame e depois de o resolvermos podemos ir ver os critérios de correção e sabemos a exigência com que são corrigidos.

4. Fazer resumos
Fazer resumos é algo típico de um estudante, mas há coisas que muitos falham.

Por exemplo, está provado que ao escrever á mão decoramos mais facilmente do que escrevendo num computador.

Além disso, escrever com cores diferentes para destacar certas partes do texto ajuda á memória fotográfica (para quem a tem) e faz com que numa leitura rápida vejamos logo as partes mais importantes.


5. Resolver exercícios

Fazer (resolver) ou refazer alguns exercícios do manual da disciplina faz com que consolidemos aquilo que lemos.

6. Fazer pausas

Por amor de Deus, não estudem três ou quatro horas seguidas! Façam várias pausas no estudo e, se possível, façam exercício (uma caminhada, uma corrida, qualquer coisa do género). Além de desanuviar a cabeça, faz bem ao corpo.

7. Dormir bem

Esta dica vem na linha da anterior. As diretas para estudar acabam sempre por ser pouco produtivas e no dia seguinte fazem-nos parecer zombies a arrastarmo-nos pela casa.



Espero ter ajudado em alguma coisa nesta jornada de preparação para o Festival IAVE! Estamos solidárias para convosco!

Maggy

Sem comentários:

Enviar um comentário