terça-feira, 12 de abril de 2016

As 5 Principais Coisas que Aprendi com a Blogosfera

Antes que pensem que vou falar de um bicho qualquer esquisito (Oh, vá lá, digam-me que pensaram nisso!), vou explicar - vos: Apesar de não andar nisto nem há um ano (apesar de já não faltar assim tanto tempo para isso) já aprendi imenso com este blog e com o "mundo" dos blogs em geral. Por isso decidi fazer uma lista das minhas aprendizagens para incentivar aqueles que estão a pensar em criar um blog, mas ainda estão com algumas dúvidas. Então vou começar:


1. Aprendi a trabalhar em equipa


Sim, é claro que já trabalhava em equipa antes de ter um blog, mas eu sou um pouco teimosa, por isso sempre preferi trabalhar sozinha e não ter que me sujeitar ás ideias dos outros (um pouco egoísta, talvez, mas pronto, eu sou assim). Ora, quando temos um blog precisamos sempre de trabalhar com as outras bloggers, porque numa rede tão grande como é a Internet  nunca seremos ninguém se nos isolarmos. A partilha de ideias e de dúvidas é sempre importante.

2. Aprendi a ser mais organizada


Na verdade aprendi isso com o blog, mas também com a entrada no secundário. Eu sempre fui, e ainda sou, nalguns aspetos, desorganizada. Mas percebi que no secundário não posso ser assim, porque há trabalhos, testes, questões de aula e trabalhos de casa  a surgir de todos os lados.

Isto piora quando se tem um blog com postagens semanais e mensais fixas. Assim, passei a apontar tudo em agendas, bordas de cadernos diários (de vez em quando funciona), nas notas do telemóvel e a pôr alarmes a toda a hora por tudo e por nada.




3. Aprendi a ter mais paciência para rever tudo o que escrevo

Eu sou daquelas pessoas que escreve tudo o que lhe vem á cabeça em diversas situações, e isso num blog é mau porque pode causar repetições ou erros ortográficos, porque ás vezes escrevo depressa com medo de me esquecer. Sim, isso acontece, visto que eu me distraio com qualquer coisa (e agora já nem tanto, já fui trinta vezes pior).

Por essas e por outras é que tenho que rever tudo o que escrevo, embora ás vezes me falte a paciência e o tempo, sei que é necessário parar, reler tudo e verificar se fiz tudo o que devia, para ficar o melhor possível.

4. Aprendi que ser-se original não é fácil

Sabem quando vos dizem "E agora é só porem a imaginação a trabalhar"? Quando era criança adorava ouvir isto porque tinha uma imaginação muito fértil. Hoje em dia o mundo das fadas e das princesas foi arrumado numa gavetinha do meu cérebro e pôr a imaginação a funcionar não é nada simples, principalmente quando se pensa num tema  e se é influenciado pelas centenas de coisas que ouvimos dizer ou lemos sobre esse assunto. Isto porque essa influência faz com que deixemos de ser originais por não estarmos a pensar por nós.


5. Aprendi a usar HTML e CSS

Quando se tem um blog é necessário saber usar estas duas ferramentas. Ora, muitas horas (não pensem que sou viciada, simplesmente ás vezes é mesmo necessário) e carradas de tutoriais depois nasceu este layout que conhecem agora e que, não vou  mentir, ainda vai sofrer dezenas de alterações, porque eu passo a vida a dizer que falta qualquer coisa.


Maggy


Sem comentários:

Enviar um comentário