domingo, 26 de janeiro de 2020

Vaticanum, de José Rodrigues dos Santos

Agora que estou finalmente de férias da Universidade ( porque as do Natal nunca são bem férias), tenho mais tempo para ler, e achei que essa poderia ser uma forma de voltar a ligar-me ao blog. Por isso, decidi falar-vos do primeiro livro que li nestas férias. Li cerca de 500 páginas numa semana, estou orgulhosa de mim!

Um grupo do Estado Islâmico entra no Vaticano e desaparecem documentos importantes. Tomás de Noronha estava no Estado para analisar as suas catacumbas, onde existem achados arqueológicos de extrema importância, mas depressa a sua missão sofre um desvio: o Papa fora raptado e o grupo do Estado Islâmico ameaça decapitá-lo à meia noite. Devido à sua experiência em situações anteriores, o Vaticano e o mundo contam com o Professor Noronha para trazer o Papa de volta são e salvo.

Já tinha saudades de ter tempo para ler um livro que não fosse de estudo, e esta foi uma excelente leitura! Já tinha lido um livro de José Rodrigues dos Santos, O Último Papa, de que também gostei muito. Posto desta forma, parece que José Rodrigues dos Santos apenas escreve sobre a Igreja Católica, mas isso está longe de ser verdade. Acontece que é um tema que me interessa e que, no meio da ficção, existem nestes livros muitas informações verdadeiras, baseadas em diversos estudos e notícias.


Além disso, aprecio o estilo de escrita deste autor, é simples de compreender, a linguagem é acessível, mas acabo sempre por aprender palavras novas!

Fiquei com ainda mais vontade de ler José Rodrigues dos Santos, mas devo confessar que tenho outros livros em lista de espera, por isso terá de ficar para mais tarde… Espero que o meu entusiasmo possa de alguma forma encorajar alguém do outro lado que já não pega num livro há muito tempo. Todos os dias são bons para ler, nem que sejam cinco páginas!


Maggy

Sem comentários:

Enviar um comentário