domingo, 25 de agosto de 2019

A Terra é a Nossa Casa

Nos últimos dias temos visto notícias terríveis de grandes incêndios na Amazónia,  e o que a maior parte das pessoas faz é encher as redes sociais com hashtags.  Bem sei que não  podemos ir todos daqui para a Amazónia apagar fogos,  mas há imensas formas de fazer a diferença na conservação do planeta.  Ora vejamos algumas:

1. Reduzir o consumo de carne
Grande parte da desflorestação deve-se à plantação para alimentar gado e esse mesmo gado é responsável por uma grande parte da emissão de gases com efeito de estufa para a atmosfera. Além disso, a quantidade de água potável utilizada para dar de beber a estes animais é enorme, principalmente se comparada com a quantidade de água usada para produzir produtos de origem vegetal.

2. Evitar consumir produtos com óleo de palma
É devido a este que os orangotangos estão em extinção,  pois estão a ver o seu habitat natural a desaparecer.

3. Reduzir ou eliminar os produtos descartáveis
É muito fácil reduzir a quantidade de lixo que produzimos, por exemplo comprando produtos a granel e substituindo os saquinhos de plástico transparentes pelos nossos próprios sacos de pano. Podemos usar discos desmaquilhantes reutilizáveis e copos menstruais em vez de pensos ou tampões (produz-se menos lixo e é mais higiénico).



4. Reutilizar
Já todos ouvimos a lengalenga dos 5 R's,   mas poucos a cumprem de verdade. Usar frascos de vidro para armazenar produtos ao invés de caixas de plástico é uma boa opção, assim como reutilizar panos velhos ou mesmo caixas de sapatos para arrumar outras coisas.

5. Compostagem
Não é algo acessível a todos,  mas qualquer pessoa que tenha uma pequena horta (seja em terreno ou em vasos) benefecia disto e não é necessário assim tanto espaço.  Em vez de o lixo ser levado para um aterro,  pode ser bastante útil!




6. Apanhar o lixo que avistarmos quando formos à praia,  ou mesmo na rua,  se possível
Ainda há pouco tempo estava numa caminhada com os Escuteiros e por acaso tinha comigo um saco de plástico.  Fui apanhando o lixo que via pelo chão (que era bastante,  para um caminho pedestre,  muitas vezes sem casas por perto) e pelo menos senti que nesse dia fiz alguma coisa pelo ambiente.

7. Para quem fuma,  usar um cinzeiro de bolso
Tendo um caixote do lixo por perto,  não seria necessário,  mas não tendo,  armazenam-se as beatas no cinzeiro para depois serem despejadas. Parece ser um item caro ou difícil de arranjar,  mas por exemplo a Tiger tem alguns a 1€. Há também opções mais ecológicas à venda na Internet.




A maioria destas dicas parecem gestos muito simples que pouco ou nada mudam,  mas a verdade é que,  se todos as pusermos em prática,  já farão um grande diferença.

Se têm interesse por este tema,  recomendo que sigam o blog da Catarina Barreiros (Do Zero). Há algum tempo que a sigo e tenho aprendido imenso, aliás,  algumas das dicas que aqui estão aprendi com ela!


Maggy

2 comentários:

  1. tudo isto é mesmo muito importante
    fiz um post sobre isto se quiseres dar uma vista de olhos :)
    beijinhos

    https://umacolherdearroz.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Obrigada por também te preocupares com o ambiente!

    ResponderEliminar