segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Referendo na Catalunha


Nas últimas semanas o referendo da independência da Catalunha é um assunto que tem estado no palco internacional devido aos contracensos e à recusa de Madrid à sua realização.
Hoje foi o derradeiro dia e pelos relatos e reportagens que têm sido apresentados não foi de todo pacífico. De um lado temos o governo espanhol que afirma ser um referendo ilegal e como consequência deu ordem à polícia para fechar as assembleias de voto, do outro lado temos o governo da Catalunha e a sua população que defendem a independência e o direito ao voto que fizeram de tudo para que o referendo pudesse ocorrer desde estacionar um trator à porta da assembleia até passar a noite na mesma para garantir que a polícia não a invadia.



A minha opinião é relativamente simples de expor e de entender penso eu, e vai de encontro aos direitos assegurados pela democracia e pela carta dos direitos humanos.

Todos nós temos o direito de votar e isso nunca deveria ser posto em causa, muito menos por um país que tem um regime democrático. Logo aí o governo espanhol esteve mal em dar ordem à polícia para desmantelar as assembleias.
Segundo à muito tempo que se fala na independência da Catalunha e um referendo serve para sondar a população e perceber o que ela deseja, e neste caso é legítimo o referendo que o governo quis fazer além de que até agora nunca ouvi nenhum tribunal ou juiz dizer que o referendo infrigia alguma lei por isso o governo espanhol não ter qualquer legitimidade para o classificar como ilegal.

É este o meu ponto de vista e penso que muitos de nós cidadãos é de opinião que o que aconteceu hoje é um retrocesso à democracia.

Cata

Sem comentários:

Enviar um comentário