quarta-feira, 8 de março de 2017

Dia da Mulher

Hoje celebra-se o Dia da Mulher, que, mais que um dia para mimar as senhoras, é um dia em que se devem enaltecer os seus direitos, que tanto custaram a conseguir!
Este post vai servir um bocadinho para explicar a história por detrás deste dia.
No dia 8 de março de 1857, trabalhadores de uma fábrica têxtil de Nova Iorque fizeram greve por melhores condições de trabalho e igualdade de direitos para as mulheres. O movimento foi reprimido com violência policial. 

A 8 de março de 1908,  um grupo de trabalhadoras do comércio de agulhas da mesma cidade, juntaram-se numa manifestação para relembrar o movimento de 1857 e exigir o voto feminino e o término do trabalho infantil. Este movimento igualmente foi reprimido pela polícia.
Em 1975, em homenagem a estas mulheres e á luta pelos seus direitos, as Nações Unidas promoveram o Ano Internacional da Mulher e em 1977 proclamaram o dia 8 de março como o Dia Internacional da Mulher.
Por isso lembrem-se, ser mulher hoje só é "fácil" porque tivemos quem lutasse pelos nossos direitos antes, e nós temos obrigação de lutar para os manter.
Maggy

Sem comentários:

Enviar um comentário