sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Uma Nova Era

Hoje é um dia marcante para a história dos EUA. Hoje sobe ao poder Donald Trump como presidente de uma das maiores potências do mundo.

Desde a sua campanha até agora, Donald Trump tem sido imparável, quer nos comentários que faz nos seus discursos, quer nas pessoas que tem escolhido para a sua administração. Todos estes fatores têm contribuído para as inúmeras criticas de que tem sido alvo. 
Não vai ser um mandato tranquilo, disso podemos ter a certeza, e talvez não seja a pessoa mais indicada para ocupar um cargo de tal importância. Mas a verdade é que foi eleito e agora só nos resta apoiar a escolha dos cidadãos norte-americanos, apesar de muitos de nós não concordarmos com tal decisão.

Muitos norte-americanos tem vindo  a dizer que não votaram em Trump e que ele não é o seu presidente, mas sejamos realistas, o que está feito, está feito, não há maneira de o evitar, tudo o que nos resta agora é esperar para ver o que acontece. 


Hoje vai decidir-se o futuro da democracia liberal mundial, não só por Trump ser a pessoa que é e pelos seus ideais tão controversos, mas porque nos próximos 4 anos será aquele que estará à frente de uma das maiores potências mundiais e da nação que foi o berço da democracia liberal. 
Não nos podemos esquecer que o seu antecessor foi Barack Obama, o primeiro presidente negro da história da democracia. Foi quem lutou pelo sistema nacional de saúde e pela igualdade entre brancos e negros. Não será fácil estar à altura de uma pessoa como Barack Obama, mas precisamos de manter a esperança de que tudo se resolverá da melhor maneira possível.

Cata

Sem comentários:

Enviar um comentário