quarta-feira, 9 de novembro de 2016

As Eleições Americanas

O mundo acordou em choque: Donald Trump é o novo presidente dos EUA. Sim, o mundo, porque todos sabemos que o que  lá acontece  afeta todos nós, porque os Estados Unidos têm negócios com meio mundo e guerras com outro meio.

O sistema de voto americano é outra coisa que me dá comichão: Basicamente para eles há votos que contam mais que outros, porque o estado em que se vive determina o valor que cada voto tem. Isso só por si já é ridículo.


Além disso, o que tem aquela gente na cabeça para eleger um misógino, racista e xenófobo para presidente? Hillary Clinton não seria a pessoa ideal, mas dentro do mau, o menos mau. Pelo menos tem experiência política (a integridade é discutível), coisa que Trump não tem, foi parar ao poder sem saber bem como.


Foi inteligente pelo menos uma vez - no seu discurso de vitória, que claramente não foi escrito por ele. Falou de uma forma serena, sobre os seus objetivos de reestabelecer a América e o "Sonho Americano" (seja lá o que for que queira dizer com isso).

Alguém me explique como é que se passa de Barack Obama, uma pessoa que deu tudo pelos EUA, para uma pessoa como Donald Trump, que se apresenta quase como sendo o novo Hitler!

Vi uma pequena reportagem em que vários apoiantes de Trump falavam e fiquei esclarecida: afinal muitos simplesmente votam em Trump porque sim, não fazem a menor ideia do que dizem. 

Bolas, eu sabia que existia ignorância, mas estas eleições surpreenderam-me!

Maggy


Sem comentários:

Enviar um comentário