quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Outubro Rosa - #Pinktober



"Hoje estamos aqui por um mundo mais rosa, por um movimento e para uma sensibilização - na luta contra o cancro da mama."

Não sei se  sabem, mas o mês de Outubro é o mês da Prevenção do Cancro da Mama.  Um grupo de bloggers juntou-se numa iniciativa de que gostámos muito. A nossa forma de contribuição é este post, em que vos falamos deste tema, que não é nada agradável, mas que precisa de ser falado.


"Cancro" é uma palavra muita feia, mas podemos evitar tudo isso fazendo exames regularmente, para que caso exista alguma anomalia, esta possa ser tratada o mais rapidamente possível.


Infelizmente, esta é uma doença silenciosa, que pode chegar a qualquer momento, por isso é que a prevenção é tão importante.

Este cancro, é um dos mais comuns, por assim dizer, mas não é por ser comum e por os médicos já terem um vasto conhecimento sobre como tratá-lo e preveni-lo que devemos descurar os cuidados a ter, devemos fazer exames regulares e estar sempre com atenção no caso de aparecer algum sintoma ou alguma coisa mais fora do normal.

Os comportamentos de risco são vários e a maioria aplica-se a várias doenças: Tabagismo, consumo de álcool, excesso de peso e sedentarismo. O fator genético também é muito importante - Se tem algum caso de cancro na família é possível que desenvolva um.

A imagem abaixo mostra os vários sintomas.

 



Uma das formas de deteção é a palpação, que deve ser feita regularmente pela própria mulher. É um auto-exame simples que permite a deteção precoce e aumenta as hipóteses de tratamento.

Se detetarem algum dos sintomas, não hesitem em consultar um médico, esse pequeno gesto pode salvar-vos a vida.

  Bloggers em colaboração:

Joana Bonjour

Telma Tavares

Vânia Coelho


Helena Raquel

Isa Freitas

Sandra Marina

Mariana Dezolt

Paula Cardoso

Lenita Queiroz


Nono Monteiro

Susana Silva

Elizabeth Rodriguez


Edna Silva


Cátia Rodrigues


Trovoada dos Sonhos


Maria Inês Moreira

Rita Teixeira


Carina Franco


Petina Carvalho 


Mii Silva


Leonor Ferreira


Jéssica Silva


Akira Ureshi


Filipa Freitas

Sem comentários:

Enviar um comentário