terça-feira, 9 de janeiro de 2018

H&M, Racismo e Feminismo

Hoje vim comentar uma polémica. Já devem ter ouvido falar da confusão que se gerou à volta de uma fotografia para uma campanha da marca de roupa H&M.
Se ainda não viram a fotografia, é esta:
Não se vê grande coisa, mas a camisola diz "Coolest Monkey in the Jungle", em português, " o macaco mais fixe da selva", e há imensa gente que está a considerar isto racismo por o modelo ser um menino de raça negra.

A minha opinião: Não acho nada racista, até porque nos países de língua inglesa "monkey" é uma forma carinhosa de tratar as crianças.

Do meu ponto de vista, o racismo hoje em dia está a começar a ficar como o feminismo, preocupam-se com o que não devem.

Não é que há uns dias vi uma notícia que dizia que o governo local de Dortmund, na Alemanha, aprovou que fossem colocados desenhos de mulheres nos semáforos para peões?! Mas que interesse tem isso?! As mulheres sentem-se mais representadas? E se vos disser que há mulheres que não usam saia, como as representam? Podem ler a notícia aqui.


Em vez de se combater as barbaridades que ocorrem em certas empresas e às vezes até no Estado, em que os salários das mulheres são mais baixos ou que mulheres não podem ter filhos nos primeiros dois anos de contrato ou são despedidas, vamos tratar de gastar dinheiro a mudar as imagens dos semáforos!

Neste caso passa-se o mesmo: Em vez de nos preocuparmos com crimes de ódio vamos indignar-nos todos com uma campanha publicitária em que a marca apenas tem a perder com este tipo de comentários, por isso é de esperar que a associação não tenha sido deliberada.

Pondo as coisas noutros termos: Se a H&M só utilizasse modelos caucasianos, a questão que se punha era a da representatividade, mas com essa questão resolvida há que arranjar mais qualquer coisa com que implicar.

Por amor de Deus, arranjem qualquer coisa para fazer e deixem de criticar tudo e todos!

Maggy

2 comentários:

  1. entendo o que queres dizer mas a realidade é ate nos dias de hoje continua a existir racismo e as crianças negras são chamadas de macacos e não com as mesma conotação que se chama a uma criança branca por isso entendo entender os dois lados que deviam ser só um!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, o racismo ainda existe, mas eu não vejo aqui racismo,acho que tem a ver com a interpretação de cada pessoa, enquanto que há casos de puro racismo que não recebem a devida atenção.

      Eliminar