segunda-feira, 27 de novembro de 2017

"A Maldição dos Quatros Reinos: Sementes de Terror"

O livro que estive a ler no último mês chama-se "A Maldição dos Quatro Reinos: Sementes de Terror"  de Luís Carlos Machado Miguel. Faz parte do projeto que iniciamos com a Chiado Editora e compete-me agora fazer uma crítica sobre o mesmo.

É um livro de literatura fantástica, mais precisamente fantasia.Conta a história de um jovem guerreiro e das suas peripécias assim como desafios e situações extraordinárias que terá de enfrentar na sua jornada de descoberta da verdade.



Foi um livro que me cativou a atenção não só pelo título mas pela sinopse também (estará no final da crítica). Confesso que não leio muitos livros de literatura fantástica mas decidi arriscar na leitura deste e posso dizer que não estou nada arrependida. A maneira como o autor escreve, a maneira como dividiu os capítulos e lançou a narrativa foi com alguma mestria pois desde o momento um que senti a necessidade de continuar a ler. Não só me senti como se tivesse no momento do acontecimento como algumas das temáticas abordadas me fizeram refletir sobre algumas situações porque já passei como me permitiram retirar algumas lições de vida que se encontravam subentendidas. Uma das que mais me marcou foi o sentimento de abandono que uma das personagens sente e poder ver os dois lados da história ajudou-me a perceber que às vezes é preciso pôr-nos no lugar dos outros e perceber como é que a situação o está a afetar também.

É uma leitura que eu concelho a jovens já no final da sua adolescência, no momento em que se encontram a amadurecer pois poderá ajudar a perceber algumas das coisas por quais passamos e que nem sempre são fáceis de ultrapassar. Não só dá para refletir sobre determinadas temáticas como o podemos fazer através de um livro entusiasmante e divertido com aventuras e sarcasmo, momentos de tristeza e de alegria e acima de tudo com o sentimento de compromisso e amizade.
Foi uma ótima leitura. :)

Sinopse:

Ajurchi rei de Bromwich é brutalmente assassinado, sendo sucedido por uma maquiavélica rainha. Dotada de um poder misterioso e de um séquito de segurança implacável e invencível, semeia o terror pelo seu reino, enclausurando a população ao medo e horror.
O jovem Ayorion Soulfire é treinado desde criança por Ghoron Werthon, um mestre na arte de combate, considerado por muitos o homem mais forte do mundo. Antes de morrer deixa-lhe uma enigmática frase. A maldição seria verdadeira e que ele precisava de a desvendar para derrotar a rainha. Incitado pela vingança e pela mensagem do mestre, decide regressar às origens em busca de respostas. É lá que inicia a sua demanda de reunir os maiores guerreiros dos quatro reinos para pôr fim ao reinado de terror iniciado pela rainha e a sua comitiva. Mas irá descobrir que o nome que carrega, é maior que aquilo que o próprio conhece e que poderá estar intimamente ligado à maldição que o próprio pretende desvendar.

Cata

2 comentários: