domingo, 26 de fevereiro de 2017

Sal e pimenta: Lasanha



A receita desta semana é lasanha! Quem é que não gosta de uma boa dose de lasanha de vez em quando? Podemos fazer lasanha de diversas maneiras e com diversos recheios eu escolhi a lasanha de carne, que tanto pode ser com carne de porco, com carne de vaca.

Ingredientes:
800 g de molho bechamel (ver receita no livro)
150 g de cebola
3 dentes de alho
150 g de curgete
200 g de cenoura
55 g de azeite
300 g de tomate em cubos ( de lata)
100 g de polpa de tomate
1 folha de louro
1 c. de sopa de orégãos
800 g de carne picada
100 g de vinho tinto (100 ml aprox.)
Sal e pimenta a gosto
4 folhas de manjericão
10 placas de massa para lasanha (que não precisem de pré-cozedura)
200 g de queijo emental ralado


Modo de preparação:

Coloque no copo a cebola, os alhos, a curgete e a cenoura aos pedaços e pressione 3 vezes a Função Triturar . Com a espátula faça descer o que se vai acumulando nas paredes do copo.
Junte o azeite, o tomate, a polpa de tomate, o louro e os orégãos e refogue 8 minutos, a 120°C, velocidade 2 na Rotação Inversa
Adicione a carne picada, o vinho, o sal e pimenta, o manjericão e programe 15 minutos, a 100°C, velocidade 2 na Rotação Inversa . Reserve.
Sem lavar o copo, faça o molho bechamel de acordo com as instruções da receita.
Pré-aqueça o forno a 200°C.
Barre o fundo de um pirex com um pouco de molho de carne e disponha placas de lasanha. Sobreponha outra parte de molho de carne e prossiga, alternando a massa e o recheio (a última camada deve ser de massa). Cubra com o molho bechamel e, por fim, com o queijo ralado. Leve ao forno cerca de 20 minutos.