Temos ambas andado bastante desaparecidas por causa da Universidade e porque este ano temos vários projetos a que temos de dar atenção, o que acaba por implicar que alguma coisa vá ficando para trás...
No entanto, achei que o dia de hoje merecia que eu tirasse um pouquinho do meu tempo para vos vir deixar uma pequena mensagem.
Para quem não sabe, dia 10 de Outubro é o Dia Mundial da Saúde Mental. Se perguntarmos a uma amostra aleatória de pessoas o que é para elas ter saúde, facilmente obteremos muitas respostas acerca da saúde do corpo, muitas pessoas esquecer-se-ão facilmente da saúde mental e da ligação que esta tem com o bem-estar do nosso corpo.
A cada 40 segundos há uma morte por suicídio. Lamentamos profundamente estas mortes, mas não nos apercebemos do que podemos fazer para ajudar estas pessoas. Mesmo não sendo profissionais de saúde, podemos fazer a pessoa sentir-se melhor se não diminuirmos o seu problema dizendo "é só uma fase" ou algo desse género. Bem sei que não o dizemos por mal, mas não estamos a ajudar a pessoa.
Falar de saúde mental não é sinónimo de falar de depressão, isto é, existem também outras perturbações da saúde mental que merecem também a nossa atenção, como os distúrbios alimentares e a esquizofrenia, por exemplo.
Se conhecemos alguém que sofra de algum destes problemas devemos tentar dar o nosso apoio, estar lá para a pessoa. Nunca sabemos o que o futuro nos reserva nem o que vai na cabeça das pessoas, por isso devemos dar o nosso melhor para não estigmatizar estes problemas para que seja pelo menos um bocadinho mais fácil para as pessoas lidar com eles.
Ainda estou a estudar e a minha área nem sequer é a Psicologia, por isso não posso dar grandes conselhos em quem está a ler este post, mas quero dizer que procurar ajuda não é vergonha nenhuma, pelo contrário, é um ato de grande coragem. Bem sei que essa ajuda nem sempre é fácil de encontrar, mas não podemos desistir de nós (ou dos outros para quem procuramos ajuda).
Maggy
Sem comentários:
Enviar um comentário